sábado, 5 de abril de 2008

INCORRUPÇÕES - POSSESSÕES - REIKI

Autor: Fabiano Armellini
Fonte: www. montfort.org.br

Nome: Felipe
Enviada em: 05/11/2004
Local: Rio de Janeiro -
Religião: Católica
Idade: 17 anos
Escolaridade: 2.o grau em andamento


Caríssimo Orlando Fedeli,

Com ampla freqüencia consulto a sessão de perguntas/respostas do site Montfort para minhas pesquisas sobre a doutrina católica, que faço para aumentar meu pobre entendimento sobre a mesma e para preparar material para reflexão bíblica para um grupo de jovens católicos da minha idade, aproximadamente.

Previamente lhe enviei uma pergunta que em pouco tempo foi respondida, sobre Anna Katharina Emerick(esta, por exemplo, para conhecimento meu mesmo...)

Desta vez, lhe envio essa mensagem para tirar umas dúvidas que tenho... Tenho certeza que voce poderia me ajudar, devido à disponibilidade e boa vontade que noto que tens quando respondes, e seu zelo para que a verdade de Cristo seja difundida.

1) Nunca consegui entender bem o que acontece, segundo a doutrina da Igreja, quando uma pessoa "recebe espíritos". Muitos dizem que são demônios que usam as pessoas para difundir a crença do espiritismo, e assim conhecem as intimidades dos ouvintes, que o que está "recebendo" diz...

Já ouvi falarem que trata-se de um fenômeno parapsicológico, que a pessoa entra em estado de inconsciência ou sub-consciência, e, assim, entra em contato com o inconsciente dos demais, e toma para si um alter-ego. Algum deles está correto? O que é considerado correto pela Igreja?

2) O que a Igreja pensa sobre a prática do Reiki?

3) Sobre a incorrupção de corpos de santos, onde se encontram os mesmos, e quais são os santos cujos corpos estão a mostra em igrejas? Seria a incorrupção do corpo um sinal da santidade, tanto que, percebendo-se tal ocorrência, a pessoa deve ser canonizada, e não deveria ser se seu corpo fosse deteriorado? Que outras ´regras´ são seguidas para se atestar que certo fiel foi um santo em vida?

Desde já te agradeço e peço, humildemente, para que a resposta seja enviada para o meu email, pois acho que teria dificuldades de achá-la no site.

Que a Paz de Cristo reine em nossos corações,

Felipe Landeira




RESPOSTA


Prezado Felipe,
salve Maria.

Antes de responder às suas perguntas, quero agradecer a confiança no site Montfort e os bons votos.

Permita-me, no entanto, responder à sua carta, embora esta tenha sido dirigida ao professor Orlando. O que acontece é que o professor anda atarefado com muitas aulas e palestras, e estamos dvidindo com ele o trabalho de responder às cartas que chegam ao nosso site.

Passo agora a responder às suas questões:

1) Há duas possibilidades quando se afirma que "baixou um espírito" em alguém. A mais comum é que isso não passe de pura charlatanice, pois a maior parte das manifestações mediúnicas que se tem notícia são falsas e só servem para enganar incautos.

No entanto, pode ocorrer de uma pessoa, de tanto chamar, abrir as portas e acabar sendo possuída por um demônio. Isso não é tão raro assim. Por isso essas brincadeiras espíritas como brincadeira do copo ou regressão são tão perigosas.

Mas note então que isso não é comunicação com os mortos, pois um demônio não é exatamente uma pessoa morta, mas um anjo caído. A comunicação com os mortos é um fenômeno extremamente raro, que só acontece em casos especiais, por vontade e consentimento de Deus, como é o caso do aparecimento do profeta Samuel ao rei Saul, narrado na Sagrada Escritura.

Mas observe que Samual não "baixou" em Saul, mas apareceu-lhe de forma visível.

Quanto à Parapsicologia, essa falsa ciência não passa de uma grande tolice que não merece nem ser ouvida... jogue isso tudo fora.

2) Reiki é uma prática esotérica oriental, que tem suas origens no panteísmo e no paganismo. Assim sendo sua prática é condenável, pois, como diz a Sagrada Escritura, "todos os deuses dos pagãos são demônios" (Salmos XCV, 5). Portanto, um bom católico não deve de forma alguma recorrer a essa prática esotérica e pagã.

3) A incorrupção de um corpo, de si só, não prova a santidade de uma pessoa. Para os santos, a incorrupção de seus corpos é apenas uma confirmação da sua santidade, que é comprovada pelo processo de canonização e pela declaração da Papa.

A incorrupção dos corpos dos santos é um milagre de Deus que visa aumentar nossa crença na ressurreição da carne, que é dogma de Fé.

São vários os corpos incorruptíveis de santos que estão expostos nas igrejas. E, atendendo a seu pedido, cito-lhe alguns deles:

Santa Catarina de Bolonha, na Igreja Corpus Domini (Bolonha/Itália)
São Pio V, na Basílica Santa Maria Maggiori, (Roma/Itália)
São João Bosco, na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora (Turim/Itália)
S. Pio X, na Basílica de S. Pedro (Vaticano)
Santa Catarina Labouré, na Capela da Medalha Milagrosa, na rue du Bac (Paris/França)
Santa Bernadete, Nevers (Borgonha/França)
Santo Cura d"Ars, Basílica de Ars (Ars/França)
S. Vicente de Paula, Igreja S. Vicente de Paula (Paris/França)
E isso para lhe citar apenas alguns exemplos.

Espero tê-lo ajudado. Se tiver mais dúvidas, escreva-nos.

In Iesu et Maria,
Fabiano Armellini.

Nenhum comentário: