sábado, 5 de abril de 2008

SITE ESPÍRITA DIZ QUE PAPA SÃO GREGÓRIO MAGNO PROCLAMOU A REENCARNAÇÃO

Autor: Fabiano Armellini
Fonte: www.montfort.org.br

Nome: Marcos Siqueira
Enviada em: 18/01/2006
Local: Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião: Católica
Idade: 29 anos
Escolaridade: 2.o grau concluído
Profissão: Aux. De Escritório


Li a seguinte frase num site espírita e gostaria de saber mais sobre isso:

" O Papa São Gregório Magno (590 a 604) proclamou também que o Batista foi reencarnação de Elias (Homilia 7, "In Evangelio",

Desde já agradeço,
em Cristo e Maria
Marcos


RESPOSTA


Prezado Marcos,
salve Maria.

Estudiosos espíritas são mestres em encontrar citações incitadas, em achar o não-dito no dito. Recentemente escreveu-nos um espírita com uma suposta citação de São Jerônimo, onde este grande santo teria confessado ter adulterado a Sagrada Escritura, a pedido do Papa. Naturalmente, este espírita, quando pressionado, não soube passar a citação e desapareceu, nunca mais nos escrevendo.

Por curiosidade, procurei e encontrei na internet o texto do site espírita ao qual você se refere. O artigo é realmente sério, de alto valor intelectual, que chega ao ponto de questionar se Santo Elias não foi levado embora por um disco voador (?!?!). Tese genial, sem dúvida!!!

Quanto à citação de São Gregório Magno que o motivou a escrever para nós, para sua felicidade, e infelicidade do autor espírita, nós temos a Patrologia Latina completa em nossa biblioteca, de forma que pude verificar diretamente na fonte se São Gregório Magno realmente disse o que o autor espírita alega.

E não me surpreendeu o fato de constatar que, de fato, São Gregório não disse a heresia que lhe foi imputada. Não me surpreendeu porque não é a primeira vez que vejo um texto espírita adulterar citações, e também porque não é de se esperar que um santo, tanto mais um grande santo e erudito como São Gregório Magno, dissesse uma heresia de tão baixo nível.

Passo-lhe trecho da homilia citada pelo espírita, exatamente a parte que trata do assunto da relação entre Elias e São João Batista, para que você constate com seus próprios olhos que não estou mentindo:
"(...) interrogado o Senhor pelos seus discípulos a respeito da vinda de Elias respondeu: “Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo aquilo que quiseram.” (Mt XVII, 12) “E se quereis saber, João é o próprio Elias que há de vir” (Mt XI, 14) Interrogado, por sua vez, João disse: “Não sou Elias”.

O que significa isto, caríssimos irmãos, por que o que afirma a Verdade, este profeta da Verdade nega? E de fato, muito diferentes são entre si “é o próprio” e “Não sou”.

De que maneira, pois, é o profeta da Verdade, se não está de acordo com as palavras da própria Verdade? No entanto, se a própria verdade é procurada com exatidão, estas coisas que entre si soaram contrárias, não são compreendidas como contrárias. Pois o anjo disse a Zacarias sobre João: “E irá adiante dele no espírito e na virtude de Elias” (Lc I, 17).

Neste caso, diz-se que virá no espírito e na virtude de Elias, porque assim como Elias precederá à segunda vinda do Senhor, assim João precedeu à primeira. Como Elias devia vir como precursor do Juiz, João tornou-se o precursor do Redentor. Assim, João era Elias no espírito, mas não em pessoa.

O que o Senhor declarou sobre o espírito, São João negou em relação à pessoa; pois, assim era justo: que não só o Senhor do discípulo dissesse um sentença espiritual sobre São João, como também o próprio São João respondesse, na perturbação da carne, não sobre seu espírito, mas sobre a carne. O que São João disse parece contrário à verdade, contudo, não se afasta do caminho da Verdade."
(São Gregório Magno, Patrologiae Tomus LXXVI: Sancti Gregorii Magni. Tomus Secundus. Homilia VII in Evangelia, Col. 1099-1100. O destaque é nosso.)

É preciso muita má fé para interpretar as palavras de São Gregório como a favor da reencarnação. O que este Santo Papa está afirmando é o que sempre ensinou a Igreja acerca do assunto, isto é, que São João Batista é Elias não enquanto pessoa, mas em "espírito", por causa de sua missão, parecida com a de Santo Elias antes da vinda de Cristo no fim do mundo para o Juízo Final: a de ser o precursor de Cristo, preparando os caminhos do Senhor. A palavra "espírito" aí, obviamente, não tem a acepção de "alma", mas a mesma acepção de quando alguém diz, por exemplo, que não está com "espírito", isto é, com "disposição" para fazer alguma coisa.

E, diga-se de passagem, esta é exatamente a mesma acepção das palavras do anjo a Zacarias (em Lc I, 17).

Espero que tenha ficado claro.

In Iesu et Maria,
Fabiano Armellini.

Um comentário:

Sérgio Cabelera disse...

sinceramente em nada me esclareceu, pois o trecho em que se diz sobre espírito e homem não me parece nada contrário ao que o texto espírita informa.